PROJETO DE INTERVÊNÇÃO DA SEMANA DA PÁSCOA
ESCOLA LUZ E SABER APAE 2011
JUSTICATIVA:
-A páscoa é um momento de reflexão sobre a importância da morte e ressurreição de Cristo, é uma data muito importante para todos nós, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até daqueles que não declaram nenhuma fé. É um momento de afetividade familiar e respeito às diferenças e crenças. Em virtude disso o projeto tem como princípio norteador a realização de diversas atividades voltadas para esta celebração, envolvendo os familiares e a comunidade, onde serão resgatados valores que estão se perdendo com o tempo, pois a páscoa é mais do que e troca de chocolates e carinho.
OBJETIVO:
- Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, promovendo reflexões sobre a solidariedade, afetividade e a socialização, estimulando o carinho e o respeito pelo próximo, envolvendo a família e a comunidade neste contexto cultural;
-Estimular à imaginação, a dramatização, a atenção à coordenação motora, a linguagem oral, expressão corporal e o raciocínio lógico através das atividades desenvolvidas com músicas e dramatizações, contando com a participação de todo os alunos;
CONTEÚDOS:
-Data comemorativa: Páscoa; Símbolos da Páscoa; Afetividade, solidariedade e socialização; Valores; Coordenação motora ampla e fina; Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte; Dobradura; Discriminação auditiva e visual; Cores; Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas); Histórias e contos; Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos...); Expressão corporal; Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS; Pintura facial; Produção de Textos coletivos; Mosaico;
AVALIAÇÃO:
- Através da observação diária dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
CULMINÂNCIA:
- Pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS, dramatizações da VIA SACRA, apresentação dos símbolos, recital de poesia e almoço com a distribuição dos ovos da Páscoa.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
DE 12 A 20 DE ABRIL
DIA/HORA | ATIVIDADE | PROCEDIMENTO | RECURSOS | RESPONSAVEL |
Terça-feira: 12/04/2011 1º momento: 2º momento: 3ºmomento: | -Data comemorativa: Páscoa: Relatar o verdadeiro significado da Páscoa e o porquê de se comer ovos de chocolates; -Formas e cores: Cores e dobraduras; -Atividade corporal e recreativa; Dinâmica do coelho na toca; -Ensaios para as apresentações; | -Convidar um representante religioso para explicar o real significado da comemoração sobre a semana da páscoa; - Trabalhar a percepção tátil e visual através de dobraduras revisando as cores com papel cartão e expor um cartaz - Convidar um representante da família para interagir com os alunos nas atividades envolvidas; -Trabalhar a lateralidade, a atenção, através da dinâmica do coelho na toca; | - Humanos, cartaz, papel cartão, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cartolina e todo material disponível na escola; | -Professores, coordenadora, familiares e comunidade local; |
Quarta-feira: 13/04/2011 1º momento: 2º momento: 3ºmomento: | - Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova): - Páscoa em outros lugares e tipos de alimentação; -Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte atividade de pintura com giz de cera, raspas de lápis, algodão: Joilma, Joilma; - Atividade corporal e recreativa: Dinâmica da cenoura; Ensaios para as apresentações; | -Utilizar DVD com músicas relacionadas aos assuntos trabalhados para desenvolver o entrosamento entre os alunos; -Explanar a comemoração da páscoa em outros lugares ressaltando o porquê de não poder comer carne durante a semana santa; -Produzir junto com os alunos um cartaz coletivo que represente o real significado da Páscoa; - Utilizar o desenho de um coelho ou de ovo da páscoa para trabalhar a coordenação motora; -Trabalhar a expressão facial utilizando a dinâmica de cenoura com os alunos; | -Humano, DVD, Aparelho de DVD, TV, cartolina, papel oficio, giz de cera, lápis de cor, e todo material disponível na escola; | -Professores, coordenadora, familiares e comunidade local; |
Quinta-feira: 14/04/2011 1º momento 2º momento: 3ºmomento: | - Discriminação auditiva e visual: Morte e Ressurreição de Cristo; - Oficina de culinária (brigadeiro); Joelma, Nilma, Neide. -Confecção de uma porta ovo da Páscoa; Todos; -Atividade corporal e recreativa: Dinâmica da corrida do nariz; -Ensaios para as apresentações; | -Utilizar um DVD sobre a morte e ressurreição de Cristo para explicar a importância da passagem de Jesus e envolver os familiares na questão da comemoração e crenças neste tipo de abordagem -Desenvolver o gosto pela arte de cozinhar com alunos fazendo um brigadeiro de chocolate com o auxílio de algunm representante da comunidade (Amigo da Escola); -Confeccionar uma sacolinha feita de papel metro e enfeitada com papel laminado, cola colorida para colocar os ovos recebidos; -Dividir a turma em duas equipes para desenvolver a dinâmica do nariz e trabalhar a atenção e a socialização; | - Humano, DVD, Aparelho de DVD, TV, panela, fogão, colher, chocolate em pó, leite condensado, cartolina, papel metro, laminado, EVA, cola branca, cola colorida, gliter, papel oficio, giz de cera, lápis de cor, e todo material disponível na escola; | -Professores,Coordenadora, familiares e comunidade local; |
Sexta-feira: 15/04/2011 1º momento: 2º momento: 3ºmomento: | -Símbolos da Páscoa: -Mascaras de orelhas de coelho: (Joilma Araujo e Joilma) -Mosaico; Confecção dos convites para ser entregue aos pais; Todos; -Atividade de expressão corporal: Caça aos ovos; -Ensaios das apresentações; | -Reconhecer através de gravuras os símbolos da páscoa explicando a sua importância; -Com o auxilio do Amigo da Escola, trabalhar a coordenação motora para confeccionar os símbolos da Páscoa e os convites para entregar as mães; -Confeccionar com os alunos as orelhas dos coelhos com EVA para as apresentações; -Desenvolver a atenção através da dinâmica de caça aos ovos: (o aluno que encontrar o ovo leva para casa). | -Humano, Humano, cartolina, papel oficio, giz de cera, lápis de cor, e todo material disponível na escola; | -Professores,Coordenadora, familiares e comunidade local; |
Segunda - feira: 18/04/2011 1º momento: 2º momento: 3º momento: | -Desenvolver o raciocínio lógico com atividades lúdicas; -Pintura com ovos de galinha; Nilma, Joelma, Neide, Aninha; -Atividade de expressão corporal: Dinâmica onde esta o coelhinho -Ensaios das apresentações; | Atividade com cruzadinha, caça-palavras, carta enigmáticas adivinhas para trabalhar o raciocínio lógico; -Estimular o gosto pela arte através da pintura dos ovos de galinha; - Trabalhar o incentivo a participação e interesse pela escola através da dinâmica onde está o coelhinho. | -Humano, oficio, tinta guache, pincel, giz de cera, lápis de cor, e todo material disponível na escola; | -Professores, coordenadora, familiares e comunidade local; |
Terça feira: 19/04/2011 1º momento: 2º momento: 3º momento: | -Jogos, memória e quebra-cabeça; -Móbile do coelho; Joilma, Joilma; -Atividade de expressão corporal: Hop, Hop, coelhinho; -Ensaios das apresentações; | -Desenvolver a atenção e a concentração através de jogos de memória e quebra-cabeça, contando com a participação de algum membro familiar; -Confeccionar um móbile com os alunos com coelhos e ovos da Páscoa; -Aplicar a dinâmica do Hop, Hop, coelhinho para trabalhar a expressão corporal e a lateralidade; | -Humano, EVA, Cordão, Pincel | -Professores, coordenadora, familiares e comunidade local; |
Quarta- feira: 20/04/2011 1º momento: 2º momento: 3º momento: | -Pintura facial; - Música e ritmo relacionado ao tema: Semana da Páscoa; -Apresentações das dramatizações: Via Sacra, recital de poema, Coro-falado: símbolos da páscoa, música: Coelho; -Distribuição dos ovos da Páscoa e das lembrancinhas; -Almoço de confraternização com todos; | -Iniciar com músicas e dança com os alunos, em seguida fazer a pintura facial dos alunos pequenos que vão apresentar; Organizar os alunos para apresentarem as dramatizações e convidar os familiares e a comunidade local para prestigiar; Distribuir os ovos da páscoa juntamente com a lembrancinha da Culminância do Projeto; Confraternizar com os alunos, familiares, funcionários, professores, direção um belo almoço com o cardápios relacionado a Semana Santa; | -Humano, Som, DVD, TV, Aparelho de DVD,roupas, tinta fácil, pincel, cartaz e todo material disponível na escola. | -Professores, coordenadora, Secretaria, Direção, funcionários, familiares e comunidade local; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário